Nas bancas, quase só tem relançamentos... mas e a Prismarte (06/Julho/1992)

Acervo de Jornal que publiquei hoje no site da Prismarte
Com esse títulos "Nas bancas, quase só tem relançamentos ", o artigo de Danielle Romani, foi publicado no Jornal do Commercio em 06 de Julho de 1992, e 25 anos depois, estou, agora, separando para o acervo do site da Prismarte na seção na NA MÍDIA. Eu ia escrever sobre um edição do Tex gigante, com a arte de La Fuente que comprei essa semna na "Banca de Odin" (Banca Guararapes)e ainda vou escrever, mas não agora. Via ficar para próxima.

Descobri essa cópia de um do artigo de Jornal, em minhas bugigangas e percebi que não havia posto nos acervos. Mas agora está lá. Quem quiser olhar todo o acervo é só acessar: https://prismarte.com.br/na-midia/jornais/

Algumas coisa precisam ser comentadas. A primeira delas é agradecer a prontidão de Danielle Romani, em uma época que, ainda assim tinha acontecido um Boom do quadrinhos no Brasil e no mundo, ela encontrou espaço para Pernambuco no mundo dos quadrinhos. Até hoje sou grato.

Também destaco a participações desta edição, a começar pelo convidado Edgard Guimarães, uma das minha espirações para continuar publicando. Edgard para quem não conhece é editor do eterno Q.I. (Quadrinhos Independentes). E essa coisa de independência, esta enraizado no meu sangue (revolução de 1817), não sei se é porque sou pernambucano, mas a Prismarte representa isso. Edgar escreveu essa hq O Lobsomen, especialmente para essa edição da Prismarte e nosso e meu amigo, Arnaldo Luiz desenhou também com essa meta.

Entre os participantes desta edição Arnaldo Luiz é o mais bravo entre nós. Ele é o que mais produziu quadrinhos na PADA/Prismarte, e acho que até mesmo em nosso Estado, mesmo que informalmente, em um alternativo como a Prismarte. Ele merece e tem todo meu respeito. E a versatilidade de Arnaldo é citada por Danielle, para não pensar que é "rasgação de seda de minha parte". Até porque além da hq de capa, O Lobsomem, ele desenhou uma hq do MinoTauro e O Processo nessa mesma edição.

Outra participação foi de Marcelo Schimitz em a sátira do Homem que não viu o Disco Voador, que foi uma obra que antecipou sua participação com Amaro Camarajipe na edição que ainda estava por vir.

E por fim Alexandre de Freitas, que foi o editor da revista Croquis impressa em off-set e muitas inovações que viria fazer na PADA com sua dinâmica presença, escrevendo o Regresso que eu desenhei e meu irmão Marco Marins artefinalizou.

Um boa lembrança que como sempre eu digo, fico muito grato a Deus por tanta ousadia.


Comentários